terça-feira, 26 de maio de 2009

Paulina D'Ambrósio

Paulina D'Ambrosio nasceu em São Paulo em 1890. Mostrou logo cedo talento ao violino. Aos 15 anos, foi estudar no Conservatório Real de Bruxelas, na Bélgica, centro internacional do instrumento e difusor da escola franco-belga.Voltou ao Brasil em 1907, e se dedicou ao ensino, ingressando na Escola Nacional de Música, onde deu aula por 42 anos. Teve em segundo plano, carreira como intérprete, participando da Semana de Arte Moderna, em que interpretou entre outros autores Villa-Lobos que a considerava sua violinista predileta e a quem carinhosamente chamava de "generala de meu exército". Ela ensinou várias gerações de bons violinistas. Teve como alunos: Bosisio, Santino Parpinelli, José Martins de Mattos, Natan Schwartzman, Henrique Morelembaum e Ernani Aguiar. Paulina D'Ambrosio morreu em 1976.

Publicado por Felipe Ruiz Lebrão 6G numero 10

Manifesto

Vamos falar de um problema: O aquecimento global. Todos devem se concientizar sobre ele.
As geleiras estão derrentendo.
As cidades costeiras afundando.
E o mundo acabando.
Para resolvermos esse problema devemos ter os seguintes cuidados:
-Evitar usar o automóvel.
-Usar os meios de transporte público.
-Andar de bicicleta.
- E devemos andar a pé
Esses atos evitam o efeito estufa, principal consequencia da acumulção de gases na atmosfera.
Na verdade devemos simplismente respeitar nosso ambiente e os outros seres que o compartilham.

VIVA
O
PLANETA!!!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Arnaldo Barbosa



Arnaldo Barbosa foi um dos grandes caricaturistas da arte modernista brasileira. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1902. Na adolescência, foi morar na Itália, e estudou no instituto de Belas Artes de Moderna.
De volta ao Brasil, participou do Clube dos Artistas Modernos, fundou a Sociedade Pró-Arte Moderna(SPAM),em 1932, e integrou a Família Artística Paulista(FAP), em 1937.Durante a carreira, pintou paisagens e naturezas mortas.
Fazendo caricatura, colaborou em jornais e revistas cariocas, em especial, na revista Para Todos.
Morreu no ano de 1981, também na cidade de São Paulo.
Texto Feito por Bruno n06 e Ian n16

domingo, 24 de maio de 2009

Tarsila do Amaral



Tarsila do Amaral


Foi a pintora mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Aprendeu a pintar em 1917, com Pedro Alexandrino. Depois, estudou com George Fischer Elpons. Em 1920, viajou à Paris e freqüentou a Academia Julian, onde aprendeu com Émile Renard. Na França, conheceu Fernand Léger e tambem participou do Salão Oficial dos Artistas Franceses de 1922, onde aprendeu atecnica pelo cubismo. De volta ao Brasil, em 1922, junta-se a Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, formando o chamado Grupo dos Cinco, que defende as idéias da Semana de Arte Moderna e toma a frente do movimento modernista no país.
Casa-se com Oswald de Andrade em 1926 e, no mesmo ano, realiza sua primeira exposição individual, na Galeria Percier, em Paris. A partir de então, suas obras adquirem fortes características primitivistas e nativistas e passam a ser associadas aos Movimentos Pau-Brasil e Antropofágico, idealizados pelo marido. É dessa época sua tela Abaporu , cujo nome de origem indígena que significa "antropófago". A teoria antropofágica propunha que os artistas brasileiros conhecessem os movimentos estéticos modernos europeus, mas criassem com uma feição brasileira.
Em 1931, após viagem à União Soviética, passa por uma fase de temática mais social, da qual são exemplos as telas Operários e Segunda Classe. Expõe nas 1ª e 2ª Bienais de São Paulo e ganha uma retrospectiva no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) em 1960. É tema de sala especial na Bienal de São Paulo de 1963 e, no ano seguinte, apresenta-se na 32ª Bienal de Veneza.
Apesar de integrar-se ao movimento modernista brasileiro, não participou da semana de 22 porque não se encontrava no Brasil.
Victor n 34 Guilherme n 14